segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Princípios de Ataque



         Considera-se que uma equipe se encontra em condição de ataque quando esta se encontra de posse da bola, tendo como objetivo mantê-la, progredir no terreno e finalizar, ou seja, tentar marcar gol na baliza do adversário. Para que estes objetivos possam ser atingidos há que respeitar um conjunto de princípios.



1-           Penetração: quando um jogador se encontra de posse da bola, a sua primeira preocupação deverá chutar a gol, ou então, se estiver de espaço livre, progredir para gol do adversário para ganhar espaço e obter vantagem numérica.  


       

2-  Ajuda/ Cobertura Ofensiva/ Apoio: sempre que um jogador se encontra de posse da bola, deverá ter na retaguarda um companheiro
(2° atacante) como forma de apoio ao portador da bola e também, com função de contribuir para balanço ofensivo.




3- Equilíbrio: a criação do desequilíbrio no ataque é feita através de movimentações que levem à ocupação de espaços livres e a criação de linhas de passe, para criar  desequilíbrio na defesa contraria.



Jogador bola (em penetração)
Jogador central (cobertura ofensiva)
Jogador oposto (mobilidade)


4- Espaço: (Estrutura da equipe): quando uma equipe se encontra no ataque, tem todo o interesse em tornar o jogo mais aberto, com maior amplitude, quer em largura quer em profundidade, criando assim mais espaço para poder criar desequilíbrios na defesa contraria.



Jogador bola (em penetração)
Jogador central (cobertura ofensiva)
Jogadores opostos (amplitude e mobilidade)




Nenhum comentário:

Postar um comentário