Considera-se que uma equipe encontra-se em situação de defesa quando a equipe não se encontra de posse da bola, a cobertura de espaços e dos adversários de posse da bola, a cobertura de espaços e do adversário próximos a sua baliza e a defesa desta. Para que estes objetivos possam ser atingidos há que respeitar os seguintes princípios:
- Contenção: como forma de parar o ataque ou o contra ataque da equipe atacante, o defensor coloca-se entre o portador da bola que está em penetração e a baliza, de modo a impedir a finalização e modo a impedir a finalização e simultaneamente, ir ganhando tempo para a organização defensiva.
2.cobertura: sempre que um jogador se encontrar de posse da bola, deverá ter a retaguarda um companheiro (2° atacante) como forma de apoio ao jogador da bola e também, com a função de contribuir para o equilíbrio defensivo.
1- contenção 2- cobertura
3. Equilíbrio : para manter o equilíbrio defensivo e para responder a mobilidade de um atacante um 3° defensor deverá fazer a cobertura eventuais linhas de passe, através da cobertura do espaço e do jogador livre (ações ofensivas fora da bola), restabelecendo, ainda que em moldes frágeis, uma situação de igualdade numérica.
1- contenção 2- cobertura 3- equilíbrio
4. Espaço (estrutura da equipe): quando uma equipe se encontra numa situação de defesa, em todo o interesse em diminuir o espaço para jogar, quer em largura quer em profundidade, através da aproximação dos seus defensores, obrigando o adversário a jogar em pequenos espaços, de forma a permitir a cobertura defensiva e a criação de situações de superioridade numérica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário