Brasil se tornou o primeiro classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo de Futsal da FIFATailândia 2012. A seleção tetracampeã do torneio venceu a Líbia pelo dilatado placar de 13 a 0 e alcançou seis pontos no Grupo C, assegurando presença na segunda fase do Mundial.
Brasil encanta na abertura da segunda rodada
No outro confronto da chave, Portugal esteve perto de se igualar à seleção verde e amarela, mas cedeu o empate ao Japão após abrir quatro gols de vantagem no marcador. Agora os portugueses precisam garantir a classificação na última rodada em uma difícil partida contra ninguém menos que oBrasil.
No Grupo A, a Costa Rica conseguiu uma recuperação parecida com a dos japoneses. Mesmo após descerem ao vestiário perdendo por 2 a 0, os costa-riquenhos mostraram uma incrível reação no segundo tempo contra o Paraguai e fecharam a partida com uma vitória por 6 a 3. Com três belos gols, Edwin Cubillo foi o nome do jogo no Estádio Huamark, em Bangcoc. Também pelo Grupo A, aUcrânia venceu a anfitriã Tailândia, deixando as duas vagas da chave em aberto para a última e decisiva rodada.
Com 40 gols no total, o quarto dia de confrontos do Mundial registrou o maior número de bolas na rede até agora. O brasileiro Fernandinho foi o artilheiro do dia, após ter marcado quatro tentos na goleada contra a Líbia.
Os resultadosCosta Rica 6 x 3 Paraguai
Ucrânia 5 x 3 Tailândia
Portugal 5 x 5 Japão
Brasil 13 x 0 Líbia
O gol do diaCosta Rica 5 x 2 ParaguaiEdwin Cubillo, 30min12sCubillo foi o nome do jogo contra o Paraguai. Com duas assistências e um gol, o ala foi o principal responsável pela reação da Costa Rica, além de fechar o placar com chave de ouro ao anotar mais dois tentos antes do apito final. O goleiro paraguaio estava praticamente na linha central quando Cubillo interceptou um passe errado feito pelo arqueiro. Sem titubear, o costa-riquenho mandou a bola desde o campo de defesa e encobriu o paraguaio com perfeição. O terceiro gol de Cubillo foi quase uma cópia, encobrindo outra vez o goleiro desde o lado oposto da quadra.
Momentos marcantes
Agradecimento pelo apoio
A seleção tailandesa contou novamente com um grande apoio dos torcedores. No jogo contra aUcrânia, um grande público esteve presente no estádio da capital do país-sede. Antes da partida, os atletas da seleção jogaram pulseiras com as cores da Tailândia para o público como forma de agradecimento, levando a torcida ao frenesi. Porém, a Ucrânia acabou cedo com a festa dos donos da casa, saindo para o vestiário com 5 a 0 no placar. Mesmo assim, os torcedores locais aplaudiram cada um dos cinco gols adversários e ensaiaram até o coro de olé para empurrar a reação dos anfitriões — uma aula de fair play.

Alegria de uns, desgraça de outrosUma nova regra do futsal foi utilizada hoje pelo Paraguai e pelo Japão. Para os japoneses, ela teve participação decisiva no empate. Já o Paraguai não pode dizer o mesmo. A nova regra permite que os goleiros se movimentem por toda a quadra, apoiando os outros jogadores no ataque. O paraguaioGabriel Ayala vestiu a camisa de goleiro para dar mais força ofensiva à equipe. Porém, o Paraguaiacabou perdendo duas posses de bola em passes do goleiro que se transformaram em dois gols adversários, anotados por Cubillo em dois primorosos balões. Do lado do Japão, a regra acabou por ser bem utilizada, com os asiáticos chegando ao empate no fim da partida devido à entrada de Nobuya Osodo na meta japonesa.
O número
49 
— O tempo em segundos necessário para Portugal abrir o placar contra o Japão. Foi o gol mais rápido até agora na competição, e um dos mais belos. Ricardinho deu um passe de calcanhar para Cardinal na direita, que chutou cruzado e encontrou João Matos junto à trave esquerda, pronto para empurrar para o fundo das redes.
O que eles disseram
"Falei para os meus jogadores no intervalo: façam o primeiro gol que o resto virá naturalmente".Diego Solís, técnico da Costa Rica, sobre a reação da sua equipe no jogo contra o Paraguai
ProgramaçãoSegunda-feira, 5 de novembro (hora local):
Grupo B
Marrocos x Irã, 19h
Espanha x Panamá, 21h
Grupo D
Austrália x México, 17h
Argentina x Itália, 19h